
XIX Semana de Letras
A Formação do Profissional de Letras no Século XXI:
ensino, tecnologias e diversidade
De 23 a 25 de outubro de 2023


SUBMISSÃO DE TRABALHOS
De 21/09 a 08/10 de 2023
SESSÃO COMUNICAÇÃO
GT 1 - LINGUÍSTICA APLICADA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS CRÍTICAS, DESDOBRAMENTOS SOCIAIS E PROPOSTAS TRANSGRESSIVAS
Este GT objetiva congregar trabalhos (artigos e/ou relatos de experiência finalizados ou em andamento) voltados para o ensino de língua inglesa no âmbito da formação docente inicial e continuada sob eixos teórico-metodológicos de perspectivas críticas e socioidentitárias, tais como os Multi/Letramentos [digitais], a Multimodalidade, a Análise [Crítica] do Discurso, a Sociolinguística, dentre outros ao entorno da Linguística Aplicada indisciplinar.
Link para submissão:
GT 2 - A FORMAÇÃO DOCENTE NA RELAÇÃO COM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: A DIMENSÃO DIDÁTICA NA ABORDAGEM DE ENSINO DE LÍNGUAS
O presente GT tem como objetivo discutir sobre a Linguagem, enquanto um horizonte de saberes e práticas sociais (Bronckart, 1999; Machado, 2009; Tardif, 2002) no âmbito dos Estágios Supervisionados, nas Licenciaturas. Espera-se como eixos centralizadores: (1) estudo, descrição e didatização de gêneros em contextos escolares; (2) sistematização das práticas de análise linguística; e (3) elaboração de sequências/manuais didáticos.
Link para submissão:
GT 3 - PROPOSTAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Entendendo como objeto da Linguística Aplicada a linguagem em uso nas práticas sociais, compreendemos que as mudanças nas formas de comunicação contemporâneas se tornam uma problematização eminente para a atuação dos professores de línguas estrangeiras. Portanto, este GT acolhe pesquisas concluídas ou em andamento a respeito do uso de tecnologias inovadoras na aula de língua estrangeira, desde propostas didáticas a relatos de experiência.
Link para submissão:
GT 4 - OS IMPACTOS DO DIGITAL NA PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E CRÍTICA DA LITERATURA
Considerando as diversas rotas em torno da literatura e das tecnologias, este grupo de trabalho propõe-se a (re)pensar os impactos e as transformações ocorridas na literatura pela produção de conteúdo nas redes, a exemplo dos booktubers. Busca-se, portanto, rediscutir as dinâmicas do processo de leitura, publicação, identidade e propriedade do texto literário e da cultura escrita de nossos dias.
Link para submissão:
GT 5 - TEMAS FRATURANTES NA LITERATURA JUVENIL: ELABORAÇÃO E RECEPÇÃO
Os temas fraturantes na Literatura Juvenil são simbolizados em personagens e enredos na elaboração de narrativas, e, pela via do literário, retomam aspectos da sociedade bem como fomentam o questionamento de modelos. O presente GT aceitará trabalhos que discutam as realizações desses temas em narrativas juvenis, relatos de experiências de leitura, discussões sobre formação de leitores e análises de obras de gêneros diversos.
Link para submissão:
GT 6 - O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA CLÁSSICAS E DISCIPLINAS AFINS DIANTE DOS DESAFIOS DOS PROCESSOS ATUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
O ensino das Línguas e Literaturas Clássicas, concomitante à perspectiva histórica dos estudos diacrônicos, é fundamental para a formação do professor de Letras. Considerando os desafios no processo ensino-aprendizagem, após inúmeras mudanças sofridas nas matrizes curriculares da área nas últimas décadas, e as implicações dos avanços tecnológicos nesse processo, o GT pretende aprofundar discussões visando o aprimoramento e o intercâmbio de experiências.
Link para submissão:
GT 7 - TENSÕES E TRANSFORMAÇÕES: O REGIONALISMO NA LITERATURA BRASILEIRA E A CRÍTICA LITERÁRIA NO SÉCULO XXI
Este simpósio visa explorar a trajetória do regionalismo na literatura brasileira, desde suas origens românticas até seu impacto na literatura contemporânea. Analisaremos como autores como José de Alencar e Bernardo Guimarães influenciaram a representação dos menos privilegiados e a identidade nacional. Além disso, examinaremos como o regionalismo se adaptou a diferentes estilos literários e contribuiu para debates críticos com figuras como José Veríssimo e Antônio Candido.
Link para submissão:
GT 8 -PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS:DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR
Propomos discussões sobre as práticas de letramentos acadêmico-científicos (Motta-Roth; Hendges,2010; Motta-Roth, 2011; Lea; Street, 2014; Magalhães; Cristóvão, 2018; Sousa, 2022) desenvolvidas nas esferas escolar – conforme preconiza a BNCC, no campo de atuação “Práticas de Estudo e Pesquisa” – e acadêmica. Destarte, aceitamos trabalhos que focalizem as práticas sociais de leitura,escrita e oralidade em contextos de produção e disseminação do conhecimento acadêmico-científico.
Link para submissão:
GT 9 - ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM FOCO NO EIXO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Há, em ambientes virtuais, uma ampla circulação de materiais destinados ao ensino de língua portuguesa. Tal fato nos motiva a analisar como o eixo de Análise Linguística/Semiótica tem sido proposto nesses ambientes. À vista disso, este GT busca reunir trabalhos que analisem materiais didáticos e apresentem relatos de experiência voltados para o trabalho com o funcionamento dos itens linguísticos em textos de natureza digital e multissemióticos.
Link para submissão:
GT 10 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRAS
O presente GT visa o diálogo com pesquisas em andamento ou finalizadas inseridas no cenário dos estudos linguísticos contemporâneos. Nesse contexto, serão contempladas as propostas de comunicações vinculadas a questões de natureza micro e/ou macrolinguistica no âmbito teórico ou prático do ensino de línguas estrangeiras modernas.
Link para submissão:
GT 11 - APORTES DE DECOLONIALIDADE PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA
A decolonialidade representa para a América Latina resgatar e se reconhecer em particularidades históricas e socioculturais, extrapolando o discurso oficial que apaga a diversidade que se constrói ao ser possível existir o eu e o outro. E, articular o ensino de Língua e Literatura sob essa ótica, propõe a formação docente acorde com a atualidade teórica, que considera ser essencial a formação humana.
Link para submissão:
GT 12 - PRÁTICAS DE LINGUAGEM, LITERATURAS, CULTURAS E ENSINO
O GT pretende reunir estudos voltados ao fenômeno da linguagem, das literaturas e das culturas, considerando também a atuação do professor na Educação Básica. Para tanto, acolhemos propostas que discutam os multiletramentos, as mídias e suas tecnologias, os discursos, as questões éticas e de direitos humanos. Interessa ainda discutir os documentos oficiais na formação docente e no Currículo, o Estágio Supervisionado e os produtos educacionais.
Link para submissão:
GT 13 - PERSPECTIVAS CRÍTICO-REFLEXIVAS NA/PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS E ESPANHOL). ESTE GT FOI CANCELADO.
Esse grupo de trabalho tem como objetivo promover discussões, pelo viés crítico-reflexivo, sobre a formação do professor em línguas estrangeiras (língua inglesa e espanhola), versando tanto questões de natureza teórico-metodológicas, da intersecção lingua(gem), multiletramentos e tecnologia, como de práticas pedagógicas desde no âmbito da formação inicial até a formação continuada.
Link para submissão:
GT 14 - LINGUAGENS, DISCURSO E PODER
Este GT tem como objetivo discutir a relação entre língua(gens), discurso e poder no contexto da formação docente e no ensino de línguas modernas e clássicas. Pretendemos investigar como as práticas linguísticas e discursivas podem reproduzir ou desafiar estruturas de poder presentes na sociedade e na sala de aula. Buscaremos também refletir sobre estratégias pedagógicas que promovam uma formação docente crítica e reflexiva, capaz de abordar questões de poder e desigualdade no ensino de línguas.
Link para submissão:
GT 15 - LITERATURA E CINEMA
Os estudos comparativos entre cinema e literatura já são muitos e têm uma forte tradição amparada nas teorias da adaptação, na intersemiótica e nos trabalhos com interartes ou intermidialidade. Este Grupo de Trabalhos busca agregar estudos a respeito das mais variadas possibilidades de embate entre o Cinema, considerado de maneira ampla como audiovisual (o que permite estudos de séries, minisséries etc.), e a Literatura, também vista de maneira ampla, ou seja, de qualquer gênero, de qualquer época e de qualquer lugar.
Link para submissão:
GT 16 - A VOZ E A VEZ DAS CULTURAS DE TRADIÇÃO ORAL NA SALA DE AULA DE LINGUAGENS DO EFII E EM: DAS BORDAS AO CENTRO
Este GT acolhe trabalhos que versem sobre propostas, na sala de aula de Linguagens, séries finais do EF e EM, de experiências de ensino ligadas à tradição oral (cordel,cantoria de repente, aboio, rezadeiras, rap, slam, MPB, etc) dentre outras expressões nas quais a força performática da oralidade/vocalidade, à luz do olhar zumthoniano, esteja presente.
Link para submissão:
GT 17 - AS VOZES LITERÁRIAS LATINO-AMERICANAS NO SÉCULO XXI
O cenário literário latino-americano tem recebido maior atenção pela crítica mais recente, tendo em vista sua multiplicidade de abordagens contracoloniais. Nesse sentido, o objetivo deste GT é contemplar autorias que surgem como um contraponto do imperialismo europeu, ao trazerem suas manifestações literárias repletas de atravessamentos de raça, gênero, classe social, origens, estilos e temas neste século XXI.
Link para submissão:
GT 18 - ENSINO DE LÍNGUAS E INCLUSÃO SOCIAL
Esse GT tem por finalidade discutir, conhecer e refletir sobre relatos de experiência, resultados de pesquisas ou pesquisas em andamento que contemplem questões relacionadas ao ensino de línguas em contextos de inclusão social, como por exemplo: experiências de ensino-aprendizagem de línguas para cegos ou deficientes visuais, surdos ou deficientes auditivos, autistas, pessoas com TDAH, idosos, comunidades carentes, pessoas privadas de liberdade, dentre outros.
Link para submissão:
GT 19 - A TRADUÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE: REPENSANDO O PAPEL DA TRADUÇÃO EM SALA DE AULA
Este GT objetiva congregar trabalhos (artigos e/ou relatos de experiência finalizados ou em andamento) voltados para o ensino de línguas estrangeiras (língua inglesa) através do uso da tradução em sala de aula. O eixo metodológico deste GT visa a discussão de trabalhos que contemplem as categorias de tradução (intralingual, interlingual e intersemiótica) e as estratégias de tradução pedagógica voltadas para o ensino de línguas estrangeiras, em especial, da língua inglesa.
Link para submissão:
GT 20 - VOZES FEMININAS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA
Esta proposta de GT se endereça às discussões de trabalhos que se propõem a analisar escritas de mulheres na contemporaneidade, em sua complexidade e pluralidade, como forma de ampliar, democratizar e difundir o ensino de literatura, tendo como corpus e aporte teórico uma crítica feminina e feminista.
Link para submissão:
GT 21 - LÍNGUA EM USO E VARIAÇÃO NOS PLANOS MORFOSSINTÁTICOS E SEMÂNTICOS
Este GT reúne trabalhos voltados à investigação de aspectos morfossintáticos da língua portuguesa que envolvam questões de variação linguística. A noção de gramática emergente, em constante renovação, se revela nos planos formal e semântico, como demonstram estudos de gramaticalização de itens ou orações. Espera-se que as discussões reflitam o interesse na descrição dos fatos linguísticos e na observação da abordagem de tópicos gramaticais em materiais didáticos ou em sala de aula, atentando para as orientações curriculares para o estudo da língua.
Link para submissão:
GT 22 - POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: CRÍTICA LITERÁRIA E PRÁTICAS DE ENSINO
Este grupo de trabalho se destina à apresentação de pesquisas que estudem a poesia brasileira contemporânea, a partir de diferentes contribuições teóricas, de sua aproximação com outras manifestações artísticas e de seu ensino na escola básica.
Link para submissão:
GT 23 - A NOVA CRÍTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Este grupo de trabalho propõe fazer dois movimentos: 1) problematizar a velha crítica e sua influência no ensino da literatura; e 2) atentar para a nova crítica e como esta potencializa a função social literária, imprescindível à construção do pensamento crítico-reflexivo, possibilitando a emancipação do humano enquanto ser social.
Link para submissão:
GT 24 - PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E MEDIAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NA CONTEMPORANEIDADE
Serão aceitas comunicações que reflitam a literatura infantil e juvenil, bem como os modos de produção, circulação e mediação das obras em contexto acadêmico e/ou escolar, no formato de pesquisa ou relato de experiência. Além disso, o diálogo com outras expressões artísticas, como adaptações cinematográficas, quadrinísticas, teatrais, entre outras, também serão bem-vindas.
Link para submissão:
GT 25 - LITERATURA AFRO-LATINO-AMERICANA: VOZES DA NEGRITUDE DE EXPRESSÃO PORTUGUESA E HISPÂNICA
Este GT tem como objetivo reunir pesquisas que dialoguem com textos literários dos mais diversos gêneros, a saber: o romance, o conto, a poesia, o drama e outros, a partir da visão de autores/as latinos(as)-americano(as) que possibilitem a análise sobre a Diáspora Africana, o Realismo Maravilhoso, o Realismo Mítico, o Realismo Animista, a Religiosidade, a Mulher Negra, o Hibridismo, a Cultura e a Arte.
Link para submissão:
GT 26 - A PRESENÇA DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
A presente proposta de Grupo de Trabalho (GT) tem o objetivo de reunir estudos sobre a presença da literatura infantil na sala de aula de línguas estrangeiras. Esperam-se sugestões de ações e experiências exitosas a partir de metodologias que envolvam a leitura literária na língua fim, em ambiente de aprendizagem presencial ou virtual e com a utilização de livros físicos ou com apoio das TACs.
Link para submissão:
GT 27 - CONFIGURAÇÕES DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA DOS SÉCULOS XX E XXI
A proposta deste GT é discutir as diferentes configurações das literaturas de língua inglesa nos séculos XX e XXI. Os trabalhos propostos devem contemplar obras literárias escritas originalmente em língua inglesa e que a primeira publicação date dos séculos XX e XXI, ou ainda, novas leituras de obras que até o século passado eram legadas ao ostracismo em perspectiva comparada com autores dos séculos XX e XXI.
Link para submissão:
GT 28 - GÊNERO E MINORIAS: O PENSAMENTO DECOLONIAL NO ENSINO DE LITERATURA
O presente trabalho visa analisar a importância do pensamento decolonial no processo de ensino de literatura, a fim de propor uma construção pedagógica literária de forma integrativa, considerando a diversidade cultural e as vozes dos sujeitos subalternizados sob a perspectiva do conceito de escrevivência, de teórico-a-s Latino Americano-a-s e africanos, utilizando como referência as obras de Conceição Evaristo e Beata Umubyeyi Mairesse.
Link para submissão:
GT 29 - CRUCES TEÓRICOS Y DIDÁCTICOS DE LAS LITERATURAS HISPÁNICAS
En este simposio proponemos la discusión sobre los diferentes ejes de las literaturas hispánicas, tanto en lengua castellana como en otras lenguas autóctonas que integran el universo de los estudios hispánicos. Se pueden presentar trabajos en portugués y castellano tanto sobre aspectos teóricos de análisis e interpretación de obras como también sobre experiencias y propuestas de enseñanza-aprendizaje con la literatura.
Link para submissão:
GT 30 - LITERATURAS HISPÂNICAS: IDENTIDADES, DESLOCAMENTOS E NOVAS FORMAS DE DIFUSÃO
A partir do questionamento das grandes narrativas que moldaram o pensamento político e social na modernidade, a saber, nação, língua, gênero, identidade, cânone literário, etc., a literatura tem sido uma plataforma de discursos que ajudam a repensar um possível lugar de enunciação para dar corpo às novas questões e movimentos de resistência no mundo hispanofalante, além de suas formas emergentes de divulgação. Este GT está interessado em obras literárias que possibilitem discussões nesse sentido.
Link para submissão:
GT 31 - ENSINO DE LÍNGUAS E TECNOLOGIAS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTO DIGITAL
A presente proposta de GT pretende discutir sobre o trabalho com a língua(gem) em sala de aula, que priorize o acesso ao letramento digital e as práticas pedagógicas que utilizem da cibercultura, bem como das tecnologias digitais, visto que estas impactam a vida cotidiana dos alunos nos vários contextos sociais.
Link para submissão:
SESSÃO PÔSTER
EIXO 1 - LITERATURAS NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI: CRÍTICA E ENSINO
Link para submissão:
EIXO 2 - ENSINO DE LÍNGUAS, DE LITERATURAS E DIREITOS HUMANOS
Link para submissão:
EIXO 3 - TECNOLOGIAS EMERGENTES NO ENSINO: MUDANÇAS, EXPECTATIVAS E DESAFIOS
Link para submissão:
EIXO 4 - FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUAS MODERNAS E CLÁSSICAS
Link para submissão:
ATENÇÂO: a Sessão Pôster só será realizada se houver a inscrição e aprovação de no mínimo 6 propostas de resumo.